quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Visita à Saint Bier

Forquilhinha – SC, 08/fev/10


Fizemos uma pausa nas visitas pra podermos relaxar ao sol em Florianópolis, e que sol! Mas cá estamos de volta.

No caminho para Porto Alegre, fizemos um pitstop em Forquilhinha, uma cidadezinha no Sul de Santa Catarina que nos intrigou. Como alguém monta uma cervejaria e consegue viabilizá-la numa cidade de interior tendo o polo cervejeiro de Blumenau logo ali para sua concorrência? Eis o mistério … que não conseguimos solucionar, mas lá está a cervejaria Saint Bier, firme e forte.


DSC_0012-1
Bela Fachada da Saint Bier


Na verdade, como quase todas as outras microcervejarias visitadas, a Saint Bier também investiu em chopp (em barril e engarrafado) e num grande brewpub.

Fomos recebidos pelo Giovani Paes, um dos sócios que abriu gentilmente a fábrica pra nos receber numa 2a feira de manhã! Digo, a tarde, porque nos atrasamos na viagem e acabamos chegando por volta das 14h30, muito depois do combinado.

Giovani me contou que seu tio e fundador da Saint Bier, Sr. Abrahão Paes, inaugurou a fábrica em 2008 com capacidade para produção de 100 mil litros de chopp. Além do grande volume de vendas no brewpub anexo à fábrica, distribuem seu chopp puro malte para todo o litoral catarinense, basicamente em barris, mas ainda engarrafam (sem pasteurização, o que tem se mostrado uma forte tendência na região) os seus 4 tipos de chopp: Pilsen, In Natura, Belgian e Malzbier.


DSC_0044-2


Pra não perder o hábito, degustei imediatamente uma Belgian no bar da fábrica e deixei os outros que comprei pra mais tarde. Dourada e bem turva, com presença de um lúpulo aromático bastante agradável, frutada e um pouquinho doce, este chopp agradou muito mais que os 2 pilsens que experimentei a noite, filtrado e o não filtrado. Estes últimos me parecem ser a grande atração do mercado consumidor sulista, e com pouco amargor e notas de pão, são bons chopps, apesar de não ser o nosso estilo preferido.


DSC_0005-2
DSC_0009-2

Reabastecido e com um kitizinho básico pra mais tarde, seguimos viagem para Porto Alegre.





Contatos:
Av. 25 de julho, 1303
Forquilhinha - SC
(48) 3463-3400
http://www.saintbier.com

5 comentários:

  1. Colegas;

    Fiquei muito feliz ao navegar na net e ver a visita de vocês aqui na Saint Bier.

    Também sou um curioso por cervejarias artesanais.

    Em bréve teremos novidades de sabores. Se tiverem passando por aqui, sejam bem vindos.

    Abraços...Abrahão

    ResponderExcluir
  2. Nossa que bacana ter encontrado meu amigão do peito Giovani, procurei e encontrei, coisas que a internet facilita, hehehehheheh
    Estarei ai no find 19/08 para o salto de paraquedas e degustar uma cervejinha e uma cachaçinha heheeh
    Beijão grande

    ResponderExcluir
  3. Desculpem-me então, mas acredito que não tive a mesma sorte de pegá-lo em um dia apropriado para atender aos clientes.

    Fui conhecer a cervejaria, que por sinal me surpreendeu, e o que não agradou foi o atendimento, a total falta de gerenciamento e respeito por parte do Sr. Giovani Paes.

    Esperava no mínimo um pouco mais de educação e respeito com os clientes, ou quem quer que fosse.

    Apenas compartilho com vocês minha insatisfação, me preocupa o fato de esta situação poder se repetir com outros futuros clientes.

    Abraço!

    cliente somente.

    ResponderExcluir
  4. vc dev ter ido em um dia muito ruim para giovani,pois ele e uma ecelente pessoa cimpatico atencioso e divertido alem de servir um otimo shopp!
    pode repetir a visita q ele vai atender de brasos abertos e muita simplicidad

    ResponderExcluir
  5. Sou natural de Forquilhinha e a gente passava pelo local quase todos os dias, fiquei sabendo por acaso que existia a cervejaria Saint Bier. Fomos na fábrica a um ano atrás, fomos bem recebido, apésar de o bar não estar aberto. Hoje soube que aqui no Festival de Cerveja em Blumenau também tinha a participação da Saint Bier. Claro que ficamos bastante contentes com o sucesso de uma empresa da nossa terra. Sei que em Porto Alegre e no litoral de SC, inclusive aqui em Blumenau ela já é distribuída. Isso de ser santo (Saint) e também ter um frade (padre Franciscano) no rótulo combina muito bem com Forquilhinha que teve tantas vocações religiosas, principalmente da ordem franciscana, um cardeal e mais um bispo. Sucesso.
    Roque Heerdt

    ResponderExcluir