domingo, 7 de fevereiro de 2010

Visita à Das Bier

Gaspar – SC, 04/fev/2010


Este é o último post de visitas à cervejarias da região do Vale do Itajaí, depois iremos pra outras regiões. Se me permitem, gostaria de utilzar um merecido parágrafo para um reconhecimento à esta rica região.

Vale Europeu como também é chamado pela grande influência da cultura européia, mas sobretudo alemã, é uma região composta por 52 municípios dos quais tivemos o prazer de conhecer Joinville, Jaraguá do Sul, Blumenau, Timbó, Indaial, Gaspar e Brusque. Culinária, arquitetura, festas, língua, nomes e sobrenomes europeus estão presentes em todo lugar. Euro-brasileiros ou Brasileiros europeus? Não importa. O povo é maravilhoso e o fato de terem vindo para o Brasil e terem trazido sua cultura só contribui para a consolidação da diversidade cultural brasileira. Estamos encantados! Voltaremos em breve, quem sabe no Oktoberfest?

Voltando para cervejas, chegamos a Das Bier um pouco exaustos da maratona (essa era a 3a visita do dia e mais de 80 km rodados) e pretendíamos apenas tomar umas no bar da fábrica.


DSC_0274


Começamos fazendo uma brincadeira de análise comparativa das 3 pilsens deles: pilsen (filtrada), natural (sem filtragem) e premium. Seguem nossos comentários amadores:

Pilsen – chopp puro malte. Coloração amarelo claro, bem límpido. Espuma bem clara consistente e persistente. Excelente sabor do malte que lhe confere um certo corpo. Leve amargor como esperado para uma pilsen.

Natural – Muito parecida com a pilsen sem filtragem, porém mais “viva” e na nossa opinião a de maior drinkability das 3.

Premium – coloração amarelo um pouco mais intenso, também muito límpida. Tem mais corpo e é mais frutada que as irmãs. Também se destaca das outras pela maior presença do lúpulo. Nos pareceu ter maior teor alcoólico. A melhor das 3 para o nosso paladar que exige mais lúpulo e conteúdo numa cerveja.

Depois provamos a braunes ale, que tem 4 tipos diferentes de malte e apesar da coloração amber, o sabor nos lembrou muito o chopp Ouro Preto da Falke Bier.

Ainda não sabíamos como mas, assim como aconteceu nas outras visitas, seríamos surpreendidos de alguma forma. Veio então um convite do Gomes, um simpático garçom, conterrãneo nosso de Montes Claros – MG, para conhecermos a fábrica aproveitando que o Mestre Cervejeiro ainda estava lá.

Eis que surge o Sr. Antônio, voz grossa, presente, arretado, e diz pra gente: “Surpresos? Estavam esperando um alemãozão né?”. Seu Antônio é a simpatia em pessoa de um legítimo nordestino. PERNAMBUCANO!!!!

Muito próximo do Mestre Dimer, o Mestre Antônio tem 28 de profissão e está a frente de muitos alemãezões. Também nos surpreendeu com muito conhecimento técnico. Oriundo de uma das mega cervejarias brasileiras, Sr. Antônio estava morando em São Paulo quando em 2006 foi convidado somente para ajudar a montar a Das Bier e formular suas cervejas. Não poderia ser diferente e os donos o convidaram pra continuar e lá está o Sr. Antônio. Mais uma vitória das artesanais sobre as gigantes.


DSC_0308 Sr. Antônio, uma figuraça !!!!


É claro que o Sr. Antõnio nos convidou pra degustar um chopp direto do tanque, e também é claro que a gente aceitou.


DSC_0304


Além das cervejas, a Das Bier tem muitos outros atrativos. Está localizada numa área rural. Poderíamos classificar como um sítio. Tem pesque e pague, shows ao vivo e a própria cervejaria que foi montada no restaurado casarão da fazenda, que data de 1903.

Ainda há disponível para venda belíssimos sifões, que são muito bons pra quem tem choppeira em casa e/ou pra quem deseja comprar 1 litro de um determinado chopp e levar pra casa. Como ainda estamos a 11 dias do retorno, não foi dessa vez que levamos o chopp pra BH.


DSC_0278


Antes de ir embora, uma foto da fachada da cervejaria. Fomos pro hotel dar uma descansada porque hoje a noite o pau vai quebrar. Hoje tem Sommerfest na Vila Germânica, uma espécie de Oktoberfest de verão, e claro, sem o tumulto que há na festa de outubro. Mas este é um assunto pra outro post, e é a Daniela quem vai escrevê-lo.


DSC_0315


Contatos:
R. Bonifácio Haendchen, 5311
Gaspar - SC
(47) 3397-8600
http://www.dasbier.com.br

3 comentários:

  1. Fala marcos
    Quem te viu...quem te vê????!!!!
    Para quem bebia cerveja Americana/Polar/Malt 90
    quente!!!vc mudou muito....ehehehhehhe
    abços

    ResponderExcluir
  2. Fala Marquinho,

    O blog tá show !
    Pow tem que aparecer aqui no Rio pra gente botar o papo em dia e vc conhecer os moleques (Rodrigo - 8 e Gabriel - 4). Manda um beijão pra Dani.
    Ah, aí não rola "Lei Seca" no trânsito não !?!?!? rsrsrsrs

    Abraços,
    Cuca.

    ResponderExcluir