quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Visita à Borck

Timbó – SC, 02/fev/2010


- Alô?
- Alô
- Meu nome é Marcos. Eu e minha esposa estamos fazendo um tour pelas microcervejarias do PR, SC e RS e gostaria de saber se poderiamos agendar uma visita ...
- Pois não, pra quando gostaria?
- É possível pra hoje?
- Sim, pra que horas?
- 16h30 tá bom?
- Ok, combinado

Como diria o meu chefe, “simples quanto isso”. Foi assim que a Michele Borck agendou a nossa visitação à Cervejaria Borck.

Chegando lá, fomos recebido por ela, que imediatamente nos colocou em contato o Alcides, o cervejeiro da fábrica, que à mesma altura, nos apresentou detalhadamente o processo de fabricação dos chopps.


DSC_0039 Eu, Alcides e o tanque de mosturação/clarificação


A Borck foi fundada em 1996, então é a mais antiga das microcervejarias em operação atualmente. Tudo começou quando Brunhard Borck, um ex-funcionário do Banco do Brasil, “cansado de beber chopp Antartica”, nas palavras da filha, resolveu iniciar a produção do seu próprio chopp. Com o auxilio de técnicos Húngaros, Brunhard começou com um estilo de sabor forte, que julgou não ter boa aceitação pelo mercado à época. Depois, partiu para o pilsen sem filtrar e acertou a mão. Hoje este é o carro chefe da casa, que ainda produz um Matzbier.


DSC_0092 DSC_0093
Por enquando estes são os 2 produtos da casa


A Borck produz em média 25 mil litros destes 2 chopps e comercializam em barris de 15 e 20 litros. Eles optaram por uma estratégia de vender para pontos de venda locais e fazem muito bem a fidelização dos seus clientes, chopperias requintadas.


 DSC_0060
que horas que começa a degustação?”


Ao final da parte teórica, fomos enfim para a degustação, e pela primeira vez tiramos um chopp recém nascido, direto do tanque. Yoohooooo! Olhem a cara da Daniela. Parece até criança ganhando um doce.


DSC_0068 DSC_0061


Lá pelas tantas veio a grande surpresa. Eles nos disseram que estavam terminando a produção de um terceiro produto, um chopp de trigo. Alertaram que o chopp ainda estavam muito jovem e que por isso ainda não dava pra beber. Mas quando perguntados se mesmo assim gostaríamos de experimentar, respondemos imediatamente e juntos: “sim, sim, sim”. Na análise da Daniela, notas de banana e cravo. Infelizmente em não consigo perceber o cravo, mas na nota final nós dois concordamos: SENSACIONAL!


DSC_0069 O primeiro chopp de trigo degustado por um cliente.


Antes de irmos embora, batemos um bom e longo papo sobre cervejas artesanais, impostos, mercado, equipamentos, mestres cervejeiros e etc.


DSC_0070
Michele Borck, Luciano Martins e nós.


Eu sei que já está ficando longo este post, mas eu não poderia de deixar de agradecer à Michele, Luciano e Alcides pela receptividade, pela tarde agradável, e pela amostra do chopp de trigo.

Quem viaja para a região não pode deixar de conhecer os chopps da Borck, a cervejaria, e as pessoas que o fazem com muito carinho.

Vou dormir porque amanhã será um longo dia. Serão 3 visitas. Fui!


 DSC_0071
Por último vai uma foto do bar da fábrica.


Contatos:
(47) 3382-0587
http://www.borck.com.br
R. Pomeranos, 1963, Timbó - SC

6 comentários:

  1. Muito bom o post, Marcos. Continue aproveitando esta ótima viagem!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Marco! Hoje e amanhã será cansativo mas prazeroso, pois vamos visitar 3 cervejarias por dia. Não sei se terei tempo pra atualizar o blog, mas vou tentar. Abç, até o próximo post.

    ResponderExcluir
  3. Cara... vc já pensou no potencial turístico da rota das cervejas? Tem alguém explorando isso? Pela simplicidade do agendamento parece que não.
    Se alguém organizasse as agendas e providenciasse transporte e hospedagem uma cadeia de participantes ganharia: das cervejarias aos turistas.
    Pense nisso. É uma oportunidade disfarçada!

    ResponderExcluir
  4. Ah sim! Criei meu blog tb. O Homo Corporativus está a sua disposição, inclusive pra postar, além de seguir.
    www.homocorporativus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Um programa imperdível pra quem estiver na área. O casal é uma simpatia além de muito atenciosos. Adoramos!! fora que o chopp é realmente uma delícia!! O de trigo, vai bombaaaar!!!

    ResponderExcluir
  6. LF, deveria ser um roteiro turístico, mas não localizei nenhuma agência que me levasse de van, all inclusive. Realmente esta é uma oportunidade disfarçada. Abç.

    ResponderExcluir