sábado, 12 de dezembro de 2009

1a Cerveja Inconfidência

Comecemos pelo nome da Cerveja(ria): Inconfidência

Queríamos prestar uma homenagem ao Estado de Minas Gerais, onde moramos e onde tivemos mais contato com a cultura cervejeira. Daí surgiu a idéia: Tiradentes (?), Inconfidência (?), Inconfidente(?), Libertas (?). Sendo qualquer destes, estaríamos super alinhados com o ideal dos cervejeiros artesanais da Acerva Mineira, que é o de liberdade. Liberdade de criação, de opção e etc. Uma revolução contra a massificação dos sabores.

Dessa forma optamos por Cervejaria Inconfidência, sendo que cada cerveja levará o nome de um personagem do movimento libertário ocorrido nas Minas Gerais do final do Séc. XVIII, e haverá uma correlação entre a personalidade do inconfidente e a da cerveja em questão.

Não precisamos nem dizer que a 1a foi a Tiradentes, porque assim como o inconfidente que foi condenado e posteriormente considerado herói nacional, o amargor acentuado dessa cerveja tanto insulta, como merece reconhecimento pelos prazeres que proporciona.

Mas uma vez tivemos o apoio do Danilo Mendes, que me forneceu a matéria prima, bem como a receita. A brassagem foi no dia 27/jun/09, mas infelizmente, como marinheiro de primeira viagem, não registrei a receita, quantidades, tempos, nenhum parâmetro.

O processo rendeu (só) 18 garrafas de 600 ml, ou seja, 10,8 l, muito abaixo do esperado, que era algo em torno de 19 l.

Preciso dizer a todos como é (tosco) o meu processo de controle de temperatura para a devida fermentação: ligo a geladeira no mínimo durante o dia e desligo a noite. Simples quanto isso e deu certo!

Depois de muita expectativa, abrimos a 1a garrafa da nossa recém nascida Tiradentes, e eu gostaria de dividir com vocês o sentimento: É Cervejaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!

Pela falta de registro dos parâmetros, a descrição será meramente sensitiva e visual:
  • coloração: brown
  • álcool: sim
  • amargor: bem amarga, porém com um doce residual ao final
Até a próxima experiência.

Liberte-se!


É cervejaaaaaa!!!!!


Eu e Daniela


Edinho e Ana também experimentaram e gostaram.


Dindo, eu e Victor.
Prosit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário