sábado, 26 de junho de 2010

(in)eficiência

Como uma forma de estudar um pouco esse negócio de gravidade potencial e eficiência, resolvi pesquisar um pouco e fazer os cálculos da minha última Tiradentes ESB e comparar com o gabarito do BeerTools, que é o programa que utilizo pra minhas produções.

Eficiência, para qualquer processo e não só para brassagens, é uma medida relativa entre a sua performance e o potencial para aquele processo.

Para brassagens, a eficiência mede o quanto o processo conseguiu extrair do que o malte tinha de potencial.

Eficiência % = (resultado/potencial) *100

Quanto maior a eficiência, menor é a quantidade de malte necessária para um determinado volume de mosto, ou por outro lado, maior é o volume de mosto de mesma OG produzido com a mesma quantidade de malte. Essa é a importância de se buscar uma eficiência cada vez maior nas suas brassagens. Como é a primeira vez que eu meço a minha, diria que ainda estou na ineficiência.

DSC_0741 
Vamos às contas!

Primeiro, devemos conhecer a gravidade potencial dos maltes da receita escolhida. Neste exercício, foi mais uma brassagem de 19 litros da minha Tiradentes ESB:
  • 4,00 kg de malte pilsen da Agrária;
  • 500 g de malte vienna da Weyermann;
  • 500 g de malte carared da Weyermann;
  • 100 g de malte caramunich da Weyermann;
  • 100 g de malte carafa I da Weyermann;
O próximo passo é conhecer a gravidade potencial de cada malte, em pontos de gravidade. Por exemplo, 34 pontos de gravidade correspondem a uma gravidade original específica (OG) de 1,034.
Além disso esses pontos de gravidade são para uma determinada massa de maltes em um determinado volume de mosto. O BeerTools utiliza pontos de gravidade pra cada libra de malte em 1 galão de volume de mosto.

As gravidades potenciais (OGP) em pontos de gravidade pra cada malte da minha receitacsão as seguintes:
  • OGP(pilsen) = 35,0
  • OGP(vienna) = 35,5
  • OGP(carared) = 32,2
  • OGP(caramunich) = 32,4
  • OGP(carafa) = 33,4
Esses valores foram calculados pelo programa e são função de alguns parâmetros do malte e do processo de malteação. Existem maltes previamente cadastrados no BeerTools, e imagino que em outros programas também. No meu caso, fui além e entrei com os valores fornecidos pelas maltarias no cadastro de um novo malte na minha base de dados e o programa calculou as OGP’s sozinho. Para maiores informações sobre o potencial de cada malte, leiam o post do Ricardo Rosa no seu blog Cervejarte

malte pilsen

Agora, devemos converter os pontos de lb/gal para g/l
Considerando 1 lb = 453,6 g e 1 gal = 3,785 l
então, 1 lb/gal =  119,84 g/l

Os pontos de gravidade potencial pra cada g/l são:

  • OGP(pilsen) = 35 / 119,85 = 0,292
  • OGP(vienna) = 35,5 / 119,84 = 0,296
  • OGP(carared) = 32,2 / 119,84 = 0,269
  • OGP(caramunich) = 32,4 / 119,84 = 0,270
  • OGP(carafa) = 33,4 / 119,84 = 0,279
Agora, multiplicando estes valores pela massa (g) de cada malte na receita e dividindo pelo volume de 19 litros de mosto, temos a OGP que cada malte contribui pra OGP total da receita:
  • OGP(pilsen) = 0,292 * 4000 / 19 = 61,5
  • OGP(vienna) = 0,296 * 500 / 19 = 7,8
  • OGP(carared) = 0,269 * 500 / 19 = 7,1
  • OGP(caramunich) = 0,270 * 100 / 19 = 1,4
  • OGP(carafa) = 0,279 * 100 / 19 = 1,5
Por fim, a gravidade potencial deste mosto é a soma das OGP’s de cada malte:

OGP = 61,5 + 7,8 + 7,1+ 1,4 + 1,5 = 79,3
OGP = 1,079

Para chegarmos finalmente à eficiência desta brassagem, basta agora dividirmos a gravidade real (OGR) pela gravidade potencial (OGP). No meu caso, a OGR medida no densímetro foi 1,051

Sendo assim, a minha (in)eficiência = 51 / 79 *100 = 64,5 %
Como se vê na imagem abaixo, confere com os cálculos do BeerTools

ESB
Próximo post ... amargor desta mesma brassagem.


Liberte-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário